A “London Mastaba” foi inaugurada no Hyde Park. Uma escultura temporária que flutua no Lago Serpentine, o projeto é a primeira grande escultura pública ao ar livre no Reino Unido projetada pelo artista Christo. A abertura acontece quando são lançadas novas fotografias de Wolfgang Volz, que mostram a construção e a conclusão da impressionante obra de arte.
Com 7.506 barris empilhados horizontalmente flutuando no lago Serpentine, a Mastaba coincide com uma exposição do trabalho de Christo e Jeanne-Claude nos Serpentine Galleries, com esculturas, desenhos, colagens e fotografias abrangendo mais de 60 anos.
As fotografias de Volz documentam a construção do projeto a uma altura de 20 metros por uma equipe de engenheiros. Os barris foram especificamente fabricados e pintados para a escultura, uma mistura de vermelho, branco, azul e lilás. A escultura fica em uma plataforma flutuante feita de cubos de polietileno de alta densidade sustentados por âncoras pesadas, com uma estrutura de andaimes de aço que confere rigidez à escultura.
Apoiada pela Bloomberg Philanthropies, a exposição será a primeira do artista em uma instituição pública do Reino Unido desde 1979 e mostrará suas explorações de longa duração com formas de barril, escolhidas inicialmente por seu efeito escultural e baixo custo.
A Mastaba foi apoiado pelo Royal Parks, Westminster Council e BlueBird Boats, mas foi financiada por Christo, sem o uso de dinheiro público. O projeto é gratuito para todos, de 18 de junho a 23 de setembro, quando a maioria dos materiais que compõem a escultura será removida e reciclada industrialmente no Reino Unido.
A abertura da Mastaba ocorre em meio a uma agitação no Hyde Park, com a inauguração do Pavilhão Serpentine 2018, realizado por Frida Escobedo na semana anterior.